22 de junho de 2007

BARAKA

Durante as férias aproveitámos uma noite, depois de magnifica caldeirada executada aqui pelo escriba (e, diga-se, muito apreciada por todos), para ver este filme, que uma aluna do Raposinho lhe emprestou.
Nas palavras do realizador trata-se de "uma meditação guiada reflectindo sobre a relação do homem com o eterno".



De facto o filme explora bem o contraste entre o eterno e o efémero. Apesar das imagens deslumbrantes, não é suposto ser visto como uma suceessão de bilhetes postais ilustrados ou um "Travelog", mas como algo que pretende afectar-nos pela associação das diversas imagens, mesmo quando captadas em locais totalmente díspares no mundo.

Devo confessar que não foi uma total surpresa para mim pois já em finais dos anos 80 tinha visto o Koyaaniskatsi (onde o realizador do BARAKA fora director de fotografia), bem como os filmes na mesma linha que se seguiram. Todos se encontram em DVD, uns até em edição Tuga, mas todos na Amazon.
Aqui fica uma lista, para quem tiver interesse:


Koyaanisqatsi - Life Out of Balance



Powaqqatsi - Life in Transformation



Naqoyqatsi - Life as War



Chronos




Baraka

Jesus Cristo!!!



A minha (única) sobrinha Carol, que fez 12 anos e está na Escola de dança do Conservatório é agora a Luísa a terceira irmãzinha a contar de cima da familia Von Trapp (começou por ser a Liesel, a segunda mais nova, mas entretanto cresceu).
Sim. É da Música No Coração versão La-Féria que falo.



No mesmo dia em que vi um documentário do Biography sobre os verdadeiros Von Trapp Family Singers e descobri que a verdadeira Maria não era Edelweiss que se cheirasse, vejo noticias na TV de um café de manisfestações de um grupo de fanáticos Católico-apostólico-romanos à porta do Rivoli contra a estreia da versão La-Féria do Jesus Cristo Superstar ...


Oh Meu DEUS!!!....................

Aparentemente a manifestação que estava convocada era para ser silenciosa e para protestar contra a retirada do Rivoli à omunidade artistica da cidade e sua entrega à gestão La-Féria, porém foi prontamente apropriada pelos fanáticos-da-mão-no-peito-sem-saberem-porquê, e o objectivo nobre da primeira foi obscurecido pelo objectivo íntolerante da segunda... Aproveitaram logo as câmaras da TV para virem com alarvidades.
Que ridículos! Tristes figuras.


O Grande Silêncio



http://www.zeitgeistfilms.com/film.php?directoryname=intogreatsilence

Outra oportunidade de reflexão ascética que posso sugerir é o filme
http://www.diegrossestille.de/english O Grande Silencio. É um filme que exige alguma disponibilidade (mental e, inclusivamente física). Não deve demorar a sair em vídeo, mas talvez se consiga ainda encontrar por aí nalgum cinema em sessão especial.

Hei-de voltar a este post e escrever mais sobre o filme. Entretanto sugiro http://religionline.blogsome.com/2007/02/01/ este Blog.

Santos


É tempo de Santos Populares. Como fomos uma semana de férias, perdi pela primeira vez em anos o Santo António em Lisboa.

Na véspera de Santo António a cidade enlouquece de modo muito singular (ou melhor, plural, dada a maré de gente que invade a cidade) e só é comparável ao Rio de Janeiro em pleno Carnaval (ok, salvaguardando as devidas proporções).

Com tanta Sardinha, Caldo Verde, Febra, Manjerico, Sangria, Cerveja (e, sim, já capirinha+roska) a última coisa em que toda a gente pensa é no coitado do Santo, que diga-se em abono da verdade, nem sequer é o padroeiro da cidade (esse lugar é para o S. Vicente e seus corvos).

Já agora, não faria mal a ninguém conhecer a história e importância do Santo. Mesmo um agnóstico como eu, passei a vida toda a cuscar com muita curiosidade as vidas e escritos dos místicos. Não me fez mal nenhum, pelo contrário. E faz-me alguma impressão que tanto "católico praticante" vá ao domingo fazer social para a igreja da freguesia e bater com a mão no peito, quando não percebe NADA de catecismo nem nunca teve qualquer vontade de se cultivar nessa área ou curiosidade sobre as personagens em questão... Estranho, não é? (Ou talvez não).

Muito antes do nascimento de Jesus Cristo, já o povo celebrava nesta altura do ano a chegada do Solstício de Verão, saudavam a proximidade das colheitas, faziam sacrifícios em prol da fertilidade e acreditavam que os festejos afastavam as doenças e a seca. Pensa-se que as tão populares fogueiras têm origem na celebração da deusa romana Vesta, guardiã da cidade, do lar e do fogo. A deusa Vesta é a versão romana da deusa grega Héstia - deusa dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira.

Como mais tarde a Igreja Católica não conseguiu pôr fim a estas festas pagãs, transformou-as em católicas, atribuindo ao dia 13, 24 e 29 respectivamente, os Santos por todos conhecidos: Santo António, São João e São Pedro, que se distinguem pelo percurso das suas vidas.


"À propos", há neste momento uma oportunidade rara de alguma reflexão ascética bastante acessivel em versão embaladinha e pronta a servir em não mais de duas horas: Dois filmes sobre santos:

Santo António
António, Guerreiro de Deus

Antonio, Guerriero di Dio



e Santa Teresa de Ávila
Teresa, O Corpo de Cristo.









Há uns 20 anos a TVE produziu TERESA DE JESUS, uma EXCELENTE série de TV, que foi a minha primeira aproximação à figura de Teresa d'Ávila. ,Eu tinha acabado de entrar na Escola de Cinema quando a série passou na RTP e na altura surpreendeu-me muitissimo pela sua excelente fotografia, cheia de castanhos e dourados, acentuando o aspecto medieval daquela Espanha, mas sobretudo pela sua espantosa modernidade, sem concessões delicodoces e popularuchas de mitificação da Santa. A Realizadora, Josefina Molina escolheu antes uma abordagem pelo lado complexo da personagem, explorando a sua condição humana e o extase nas suas epifãneas de uma forma que me conquistou verdadeiramente e que, até aí não vira em cinema (certamente não no Cristo de Zeffirelli) só alguns anos depois vi Scorcese fazer algo assim também com a "Ultima Tentação de Cristo".





Book-Crossing

Para quem não sabe o que é o movimento Book-Crossing (que me colocou nas mãos "O Alquimista", aqui fica a informação.
É uma das ideias mais frescas, fascinantes e democráticas que já vi, depois do advento da Internet.

the karma of literature



Descubram o movimento Bookcrossing . Uma ideia deliciosa!!





A minha prateleira no BookCrossing.





OUTROS LINKS INTERESSANTES:

Forum Portuguesno BookCrossing.com.



Grupo BC Portugal no YahooGroups.



Pagina Europeia de BookCrossing - Euro BC.

Fotos de Encontros BookCrossing.

BLOGUE Portugues para BookCrossers.



BLOG Portugues de Leitura Partilhada.

MeetUp - Site de organizacao de Encontros.

ETIQUETAS BOOKCROSSING.

O Alquimista


Terminei de ler "O Alquimista" do Paulo Coelho. Apesar das minhas reservas quanto ao mérito literário do autor e, assumo, algum preconceito/desconfiança com tanto "hype" à volta dele, este livro foi o Universo que me pôs na mão de forma totalmente inesperada, (via movimento book-crossing). Portanto TIVE MESMO que lê-lo.

Curiosamente, agora que o terminei descobri que JÁ tinha OUTRO livro do Paulo Coelho, que curiosamente também achei (este simplesmente perdido ou esquecido). Na altura atirei-o para uma das prateleiras da estante e nem lhe dei mais atenção. (Se calhar já era o universo a dar-me sinais na altura e ignorei-o...) Talvez seja agora a altura de ler a "Veronika Decide Morrer".

Curioso que ambos os livros me tenham vindo parar à mão sem eu nada fazer para os ter e também de ambos serem em versão Inglesa.

Será interessante ler a Veronika agora que se encontra em exibição o filme http://www.thebridge-themovie.com/new/index.html "THE BRIDGE" e comparar ambos.

Leia "Seleções"

Nestas férias diverti-mo-nos a ler nºs antiquissimos das Seleções, Americanos e Brasileiros. Encontrei verdadeiras preciosidades entre os artigos e publicidade. Vou postar aqui algumas dessas gemas.

Uma semana de Férias


Vale da Telha, meu amor...

5 de junho de 2007

Consciência Ambiental


Hoje é dia mundial do ambiente. Face à evidência da alteração climática (que só mesmo um onanismo primário permite ignorar, seja da parte das grandes potências, das multinacionais e industria em geral, com a cumplicidade comprometida dos governos em geral), não ter consciência ambiental é vergonhoso, se não mesmo criminoso. Cada um de nós deve/tem que fazer a sua parte e não passar a vida a fingir que não é com ele.
Não se trata apenas de reduzir as emissões de gazes (se bem que ver como está o escape do carro, não fumar, etc, sempre ajudava). Mas há coisas mais simples que todos podemos fazer.

Estamos à beira do Live Earth e, como de costume, Madonna, sempre política, chega-se à frente e compõe um hino para a inicativa de Al Gore, a chamar atenção à nossa consciência Individual...


Cá em casa, por exemplo, há muito que percebemos que separar o lixo permite-nos a salutar descoberta que muito pouco nos resta de verdadeiro lixo! Na verdade quase nada! (E se tivessemos um cão nem esse bocadinho sobrava). Os plásticos e metais vão para um lado, os vidros para outro e o papel para outro. Em geral, deste conjunto, tudo o que são embalagens reaproveitáveis acabamos por reciclar de algum modo. Frascos onde se podem guardar alimentos, sobras de comida, liquidos, ou caixas de papel ou plastico que podem servir para guardar coisas e contribuir para a arrumação.
Surgem ainda possibilidades de, com alguma bricolagem e imaginação decorar estas e produzir as nossas próprias prendas de aniversário(muito mais giras e pessoais), etc.

Depois há o lixo orgãnico, que no nosso caso é 95% vegetal (cascas, etc). Todos estes vão para o compostor do nosso jardim em sacos bio-degradáveis que (SURPRESA!!!) se vendem no LIDL (publicidade merecida!!!). Tudo isto, com a colaboração de umas simpáticas (apesar de repugnantes) minhocas que deitei lá para dentro, vai converter-se em nutrientes para o solo.

Toda a carne ou peixe são quase integralmente consumidas. Sobram apenas umas espinhas ou ossinhos (que, se tivessemos um cãozito lá desapareciam de certeza).

Gorduras praticamente não usamos para cozinhar e a pouca que usamos é consumida pois é de boa qualidade (azeite e óleos com omega3).

Depois, na limpeza da casa, os produtos que usamos agora) são amigos do ambiente e bio-degradáveis. (Tenho a sorte de ter uma irmã que é agente de vendas da AMWAY).

Portanto, como podem ver, não produzimos lixo. A semana passada toda apenas sobraram lá de casa umas espinhitas de uma maruca que assei no forno (e ficou deliciosa). para o aniversário do nosso amigo Mauro Maschkvich, e que foram "sepultadas" no jardim.

Ok. Nós fazemos a nossa parte, e qualquer um pode também fazer a sua.



Neste dia que se comemora hoje, várias iniciativas há aí pelo mundo fora para chamar a atenção para a questão ambiental.

Por cá posso referir estas duas:

BASTA! EU NÃO FAÇO LIXO

EU NÃO FAÇO LIXO é uma iniciativa da Lipor e Formato Verde

SPOT VERDE

O TEU SPOT VERDE é uma iniciativa da Worten e da SIC Noticias.

R R R :

RECICLE
REUTILIZE
REDUZA




Preocupações e Shopping Ecológico:

World Wide Fund for Nature

Panda - Climate Change

Tree Hugger

Comércio Justo

Reusable Bags


Update 1: POSITIVO - O maior grupo de hipermercados português Modelo/Continente lançou os PRIMEIRISSIMOS sacos de compras usando o aditivo d2w plástico oxo-degradável. Estima-se que 500 milhões de sacos sejam agora produzidos usando esta tecnologia. É um passo muito importante da parte de uma empresa com fortes responsabilidades ambientais, pois um saco de compras dos vulgares demora umas centenas de anos a decompor-se na natureza. Verdadeiramente um exemplo a seguir pelas outras cadeias de supermercados. Os sacos com tecnologia d2w são fornecidos pela Demoustier Lda.


Update 2: NEGATIVO - Os sacos de compostagem do LIDL, que menciono acima, já não se encontram em nenhum dos supermercados. É lamentavel que o LIDL não tenha mantido este produto na linha de produtos permanentes nas suas prateleiras, junto com os outros QUATRO tipos de sacos de lixo em plástico vulgar (QUATRO, note-se. Para quê? Um tipo não seria suficiente? Bah!). Para fazer este produto voltar às prateleiras faça como eu e proteste.

1 de junho de 2007

Delphinus Cascalensis

Recebi estas fotos por e-mail.

As fotos foram tiradas na marina de Cascais no dia 17 de maio deste ano (2007).

Não sei quem foi o autor, mas parabéns, teve a sorte de viver uma experiência unica. Presenciar uma incursão de golfinhos nas águas da região de Lisboa é realmente coisa MUITO rara. Acho que os bichos se devem ter enganado...


Lua

Ontem à noite esteve um espantoso Luar.


Cheguei a casa com vontade de uivar...

La Madonna II


STAR

Aqui fica, para quem nunca viu, este filme de alta cilindrada, cheio de estilo e com um grande conceito.

Por encomenda da BMW, Guy Ritchie dirigiu a mulher e o magnifico Clive Owen.




Muito fair play, sim senhora.




The Hire é uma série de 8 filmes curtos concebida pela agência Fallon Minneapolis e protagonizados por Clive Owen contracenando com Gary Oldman, James Brown, Don Cheadle, F. Murray Abraham, Maury Chaykin e Kathryn Morris. A série conta ainda com participações especiais de Marilyn Manson, Ray Liotta, Robert Patrick, Dennis Haysbert e, claro, Madonna.
Os restantes 7 filmes foram realizados por John Frankenheimer, Ang Lee, Wong Kar-Wai, Alejandro González Iñárritu, John Woo, Tony Scott e Joe Carnahan.

A inovadora série ignorou convenções e criou um fenómeno chamado cinema online. A Net nunca mais foi a mesma. Estas oito curtas metragens realizadas por prestigiados realizadores de Hollywood revolucionou efectivamente o mundo do entretenimento interactivo, ao mesmo tempo que servia de vitrine ao limite absoluto da alta-performance automóvel, exclusiva da BMW. Cerca de 100 milhões de visionamentos dos filmes e numerosos prémios depois, a série The Hire fica como prova provada de que, no que toca a inovação e tecnologia, a BMW está sempre na vanguarda.
(citado do site da BMW que, tristemente já retirou os filmes da net)



Porém, não desesperemos por que há sempre uns carolas que generosamente tiram partido da magia do youtube...

Aqui ficam todos os episódios:

The Making of THE HIRE

Episode 1 - Ambush by John Frankenheimer

Episode 2 - Chosen by Ang Lee

Episode 3 - The Follow by Wong Kar-Wai

Episode 4 - Star by Guy Ritchie

Episode 5 - Powderkeg by Alejandro González Iñárritu

Episode 6 - Hostage by John Woo

Episode 7 - Ticker by Joe Carnahan

Episode 8 - Beat the Devil by Tony Scott




La Madonna

A 22 de Março a H&M colocou nas lojas THE COLLECTION
Designed by Madonna

o feliniano anuncio estreado a 10 de março está aqui, integral, em Director's Cut



I Love It