5 de junho de 2007

Consciência Ambiental


Hoje é dia mundial do ambiente. Face à evidência da alteração climática (que só mesmo um onanismo primário permite ignorar, seja da parte das grandes potências, das multinacionais e industria em geral, com a cumplicidade comprometida dos governos em geral), não ter consciência ambiental é vergonhoso, se não mesmo criminoso. Cada um de nós deve/tem que fazer a sua parte e não passar a vida a fingir que não é com ele.
Não se trata apenas de reduzir as emissões de gazes (se bem que ver como está o escape do carro, não fumar, etc, sempre ajudava). Mas há coisas mais simples que todos podemos fazer.

Estamos à beira do Live Earth e, como de costume, Madonna, sempre política, chega-se à frente e compõe um hino para a inicativa de Al Gore, a chamar atenção à nossa consciência Individual...


Cá em casa, por exemplo, há muito que percebemos que separar o lixo permite-nos a salutar descoberta que muito pouco nos resta de verdadeiro lixo! Na verdade quase nada! (E se tivessemos um cão nem esse bocadinho sobrava). Os plásticos e metais vão para um lado, os vidros para outro e o papel para outro. Em geral, deste conjunto, tudo o que são embalagens reaproveitáveis acabamos por reciclar de algum modo. Frascos onde se podem guardar alimentos, sobras de comida, liquidos, ou caixas de papel ou plastico que podem servir para guardar coisas e contribuir para a arrumação.
Surgem ainda possibilidades de, com alguma bricolagem e imaginação decorar estas e produzir as nossas próprias prendas de aniversário(muito mais giras e pessoais), etc.

Depois há o lixo orgãnico, que no nosso caso é 95% vegetal (cascas, etc). Todos estes vão para o compostor do nosso jardim em sacos bio-degradáveis que (SURPRESA!!!) se vendem no LIDL (publicidade merecida!!!). Tudo isto, com a colaboração de umas simpáticas (apesar de repugnantes) minhocas que deitei lá para dentro, vai converter-se em nutrientes para o solo.

Toda a carne ou peixe são quase integralmente consumidas. Sobram apenas umas espinhas ou ossinhos (que, se tivessemos um cãozito lá desapareciam de certeza).

Gorduras praticamente não usamos para cozinhar e a pouca que usamos é consumida pois é de boa qualidade (azeite e óleos com omega3).

Depois, na limpeza da casa, os produtos que usamos agora) são amigos do ambiente e bio-degradáveis. (Tenho a sorte de ter uma irmã que é agente de vendas da AMWAY).

Portanto, como podem ver, não produzimos lixo. A semana passada toda apenas sobraram lá de casa umas espinhitas de uma maruca que assei no forno (e ficou deliciosa). para o aniversário do nosso amigo Mauro Maschkvich, e que foram "sepultadas" no jardim.

Ok. Nós fazemos a nossa parte, e qualquer um pode também fazer a sua.



Neste dia que se comemora hoje, várias iniciativas há aí pelo mundo fora para chamar a atenção para a questão ambiental.

Por cá posso referir estas duas:

BASTA! EU NÃO FAÇO LIXO

EU NÃO FAÇO LIXO é uma iniciativa da Lipor e Formato Verde

SPOT VERDE

O TEU SPOT VERDE é uma iniciativa da Worten e da SIC Noticias.

R R R :

RECICLE
REUTILIZE
REDUZA




Preocupações e Shopping Ecológico:

World Wide Fund for Nature

Panda - Climate Change

Tree Hugger

Comércio Justo

Reusable Bags


Update 1: POSITIVO - O maior grupo de hipermercados português Modelo/Continente lançou os PRIMEIRISSIMOS sacos de compras usando o aditivo d2w plástico oxo-degradável. Estima-se que 500 milhões de sacos sejam agora produzidos usando esta tecnologia. É um passo muito importante da parte de uma empresa com fortes responsabilidades ambientais, pois um saco de compras dos vulgares demora umas centenas de anos a decompor-se na natureza. Verdadeiramente um exemplo a seguir pelas outras cadeias de supermercados. Os sacos com tecnologia d2w são fornecidos pela Demoustier Lda.


Update 2: NEGATIVO - Os sacos de compostagem do LIDL, que menciono acima, já não se encontram em nenhum dos supermercados. É lamentavel que o LIDL não tenha mantido este produto na linha de produtos permanentes nas suas prateleiras, junto com os outros QUATRO tipos de sacos de lixo em plástico vulgar (QUATRO, note-se. Para quê? Um tipo não seria suficiente? Bah!). Para fazer este produto voltar às prateleiras faça como eu e proteste.

1 comentário:

Graduated Fool disse...

Concordo plenamente. Custa tão pouco e faz tanta diferença.

Vem aí o Live Earth mas está tudo de olhos fechados ao ambiente. Em Portugal tudo muito mais interessado na escolha das 7 maravilhas do mundo, a decorrer no mesmo dia.

Não nego que é importante, mas de quem servem as ditas maravilhas num mundo que estamos a destruir?

Não será o respeito e preservação do ambiente a 1ª de todas as maravilhas?

Abraço